RaianiSibien

Viagens, momentos e histórias pelo mundo afora.

Passamos um dia em Heraklion, a maior ilha em Creta e também a capital de Creta, na Grécia. Gostamos muito da atmosfera animada e ao mesmo tempo tranquila da cidade, conhecida pelas praias e principalmente por abrigar importantes sítios arqueológicos como o Knossos e o Phaestos.

Como o nosso tempo era limitado, escolhemos apenas as atividades que mais nos interessavam pra conhecer. Além de visitar o centro da cidade, visitamos também o Palácio de Knossos, localizado a aproximadamente 5 km do centro de Heraklion.

O Palácio é um dos lugares arqueológicos mais importantes da Grécia e é onde teria vivido o Rei Minos e onde, segundo a lenda, Minotauro (nome famoso na mitologia grega) estava preso. O local foi habitado desde o período Neolítico (6000 aC) e sofreu diversas transformações ao longo dos anos, incluindo a reconstrução de algumas partes do palácio.

A área do palácio é enorme e levamos mais de uma hora pra visitar todo o local. Minha sugestão é tirar pelo menos duas horas e usar calçados confortáveis pra caminhada.

Dica de restaurante: Voltamos para o centro de Heraklion e continuamos a explorar as partes principais da cidade. Paramos para almoçar em um restaurante INCRÍVEL chamado Peskesi. O restaurante, além de sustentável, oferece uma variedade de pratos típicos de Creta em um ambiente rústico e super agradável. O serviço ao cliente é também impecável!

Dica de hotel: Ficamos no Hotel GDM Megaron e foi simplesmente PERFEITO!!!! Além do requinte de um hotel 5 estrelas, o GDM Megaron se preocupa com cada detalhe do cliente e oferece qualidade em todos os aspectos. Chegamos no comecinho da noite, deixamos nossas coisas no quarto e fomos jantar no restaurante do hotel. Entrada, prato principal e sobremesa deliciosos e porções abundantes (como a gente gosta, haha). No dia seguinte, acordamos e fomos tomar café da manhã e nos maravilhamos com o leque de opções de bolos, massas folheadas, variedade de queijo e presunto, yogurts, sucos, cereais, frutas e muito mais. Todos os alimentos extremamente frescos e saborosos.

Após passar o dia em Heraklion, pagamos estrada de volta pra Chania, mas amamos a nossa visita na capital de Creta. E você, já esteve em Heraklion ou alguma outra parte da ilha de Creta? Deixe aqui abaixo o seu comentário :).

Creta foi uma descoberta! Creta é a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Há alguns anos, um amigo comentou que havia morado em Chania (Creta), e se apaixonou pelo lugar. Quando estava noiva, começamos a pensar onde passaríamos nossa lua-de-mel e optamos pelas ilhas de Creta e Santorini. Hoje vamos falar especificamente de Chania, mas pra quem se interessar por Santorini, clica aqui pra ler o post que compartilhei no blog há alguns dias.

Chania é a segunda maior ilha em Creta depois de Heraklion e foi a antiga capital de Creta de 1847 a 1972. A charmosa cidade tem pouco mais de 100.000 habitantes e oferece uma atmosfera acolhedora e relaxante.

Passamos cerca de uma semana em Chania explorando cada cantinho da cidade com calma. Nossa intenção era descansar de todo estresse dos preparativos do casamento e aproveitar um momento mais tranquilo a dois.

Durante nossa estadia, passeamos pelo centro histórico da cidade onde encontramos várias lojinhas de souvenirs, artesanatos, moda e joalherias, visitamos as principais atraões turísticas do local e descobrimos um pouco mais sobre a deliciosa culinária grega. Minha dica é passar pelo menos três dias em Chania dependendo do seu ritmo e planos de viagem.

As seis coisas que mais gostei de fazer e conhecer em Chania foram:

• Caminhada pelo porto veneziano. O porto foi construído pelos venezianos entre 1320 e 1356, mas no século 16 tornou-se central para o reforço da cidade contra a ameaça turca. O porto foi reconstruído pelos egípcios e hoje é uma das principais atrações da cidade.
  • Visita ao famoso farol de Chania, símbolo da cidade construída pelos venezianos. No pôr do sol é ainda mais bonito.
  • Visita a antiga Mesquita Kucjk Hassan (ou Mesquita dos Janízaros), o edifício otomano mais antigo de Creta construído em 1645 durante a ocupação turca. O edifício deixou de funcionar como mesquita em 1923 e nos últimos anos foi reformado e se tornou um espaço para exposições.

• Caminhada pelo centro histórico de Chania! Eu adorei passear pelas pitorescas ruas estreitas da Cidade Velha e conhecer um pouco das casas venezianas e coloridas, decoradas com inúmeras plantas, além das igrejas tradicionais e os monumentos históricos da cidade. É neste local que encontramos também o mercado de Chania, conhecido como Agora.
  • Tour gastronômico nos melhores restautantes da cidade. Nesse post, não vou sugerir algum restaurante específico, mas existem vários luagres com uma gastronomia incrível.
  • Assistir as apresentações de dança traditional grega ao ar livre. Uma ótima oportunidade de conhecer mais da cultura local e se divertir sem precisar gastar dinnheiro. As apresentações reúnem residentes e turistas que se misturam e todos participam; os mais desinibidos dançando e os mais tímidos assistindo.

Vale lembrar que nossa viagem foi no verão, então, pode ser que algumas atividades como as apresentações de dança não aconteçam no inverno ou outono. Procure dar uma conferida na agenda de eventos da cidade antes de planejar a viagem.

DICA: O antigo porto veneziano é repleto de restaurantes, bares, cafés e padarias e super vale a pena provar os produtos de panificação e doces gregos.

Chania é relativamente pequena e tranquila mas oferece inúmeras opções de lazer além do comércio de lojas e de restaurantes, bares, cafés e padarias. Além disso, de Chania é possível visitar outras partes famosas de Creta como a praia de Elafonissi, localizada a menos de duas horas.

Em geral, eu diria que a ilha de Creta é ideal pra quem busca um lugar pra descansar, recarregar as baterias e ter uma boa experiência gastronômica :).

E você, já visitou Chania ou alguma outra parte de Creta? O que achou?

Vista deslumbrante de Oia

Santorini é um dos destinos mais procurados na Grécia e encanta milhares de turistas todos os anos com sua beleza paradisíaca; águas azuis, areia branca, vermelha e preta, seixos vulcânicos e formações rochosas espetaculares. Eu tinha muita curiosidade de visitar Santorini e esperei até a lua-de-mel pra realizar esse sonho e não me arrependi. Nosso destino principal foi a ilha de Creta (também na Grécia), mas incluímos três noites em Santorini no nosso plano de viagem.

Também conhecida como Thera em grego, Santorini se localiza no Mar Egeu e é considerada o lugar mais romântico do país. A ilha abrange cinco vilarejos principais, incluindo Fira, Oia, Firostefani, Imerovigli e Akrotiri, todos localizados no topo da Caldera com vistas panorâmicas da cratera criada por uma erupção vulcânica do século XVI a.C.

O local onde nos hospedamos, Santorini Princess Spa Hotel (Santorini Princess Presidential Suites), oferecia uma vista perfeita para o mar e um pôr do sol de cartão postal. A vontade era passar o dia todo sentada na beira da piscina contemplando a natureza, mas queríamos também sair pra conhecer um pouco de Santorini. Aliás, super recomendo o hotel onde nos hospedamos. Fomos muito bem recebidos e tratados durante toda nossa estadia :).

Visitamos Fira, Oia, Perissa, Firostefani, Perivolos, Imeroviglion, e Kamari. Fira é a capital de Santorini, situada a 260 m acima do nível do mar, e é um dos vilarejos mais dinâmicos com inúmeras opções de lojas, cafés e restaurantes, além de ser o centro do sistema de ônibus e o local de onde chegam e partem as balsas/navios pra outras ilhas.

Os dois vilarejos que mais me chamaram atenção foram Kamari e Oia. Kamari talvez não seja a praia mais popular de Santorini, mas achei o lugar aconchegante e muito agradável. Ideal pra quem busca uma praia mais intimista e despojada.

Oia fica localizada na parte noroeste de Santorini e é a mais famosa de todos os vilarejos de Santorini, conhecida por proporcionar uma das vistas mais icônicas do pôr do sol da ilha inteira. Oia é repleta de cafés e restaurantes charmosos e encanta com suas igrejas de cúpula azul, casas caiadas de branco e arquitetura tradicional. Muitas construções são parcialmente construídas na rocha, criando uma atmosfera mais rústica e única!

A culinária grega, de um modo geral, é maravilhosa. Os ingredientes são frescos e a comida muito saborosa e saudável! Eu gostei de tudo que experimentei e recomendo provar o máximo que puder da culinária tradicional.

Uma das atividades mais bacanas em Santorini, na minha opinião, são os cruzeiros pelas ilhas vulcânicas com visita às fontes termais e passeio ao pôr do sol. O cruzeiro dura cerca de 5 a 6 horas e é uma excelente opção pra quem busca um programa mais relaxante ou romântico. Os preços variam de acordo com a quantidade de pessoas no cruzeiro. No nosso cruzeiro de Catamarã éramos em 8 pessoas no total (incluindo os funcionário do Catamarã) e foi perfeito. O almoço estava incluído no pacote e eles nos prepararam refeições variadas e deliciosas. Almoçamos todos juntos e tivemos a oportunidade de bater papo, aprender mais sobre a cultura local e desfrutar de um momento descontraído e divertido.

Outra atividade popular em Santorini é o mergulho na caldera vulcânica, ideal pra quem busca aventura ou simplesmente é apaixonado pelo mar. Havíamos planejado um mergulho mas desistimos da idéia poucas horas antes e fomos pra Praia Agios Georgios, famosa pela areia escura e localizada perto de Perivolos e Perissa.

Como chegar e locomoção

Dependendo de onde você está saindo, é possível pegar um vôo ou uma balsa/navio até Santorini. De Herarklion, na ilha de Creta, são cerca de 2h/2h30 de balsa de alta velocidade e o trajeto costuma ser bem tranquilo. Nós viajamos de avião até Santorini e voltamos pra Creta de balsa e foi uma experiência significantemente mais agradável do que pegar um avião. Nossa balsa era da companhia SeaJets.

O maior desafio que encontramos em Santorini foi locomoção. Há um número limitado de táxis e o Uber não está disponível na ilha. Então, os taxistas cobram o valor que querem e acaba saindo bem caro se locomover de um lado pro outro da ilha. Se você pretende passar vários dias em Santorini, considere alugar um carro que provavelmente sairá mais barato e te dará mais flexibilidade de movimentação.

Consideraçōes finais

Santorini tem se tornado cada vez mais um “destino de casamento” para casais do mundo todo. Apesar de todo glamour e beleza da ilha, depois de dois ou três dias, o passeio pode se tornar um pouco monótono dependendo da sua expectativa e ritmo. Outro aspecto a considerar é o alto custo da viagem e despesas. Santorini se tornou referência turística nos últimos anos e o turismo é uma das suas principais fontes de renda, então, o preço de hotéis e restaurantes é consideravelmente alto, principalmente no verão (julho e agosto) que é alta estação.

Num contexto geral, Santorini foi a realização de um sonho e foi uma viagem inesquecível. Não sei se voltaremos algum dia, mas as memórias criadas em Santorini permanecerão pro resto da vida. Termino com essa foto que tiramos do nosso hotel desejando muito amor pra todos que me acompanham aqui no blog :).

Foto que tiramos da vista do nosso hotel. Desejando muito amor pra você que acompanha o meu blog :)

Foto que tiramos da vista do nosso hotel. Desejando muito amor pra você que acompanha o meu blog 🙂

Planejando visitar Jerusalém? Já coloca no roteiro esse mercado incrível que se tornou uma das principais atrações da cidade! Estou falando do Mercado Mahane Yehuda, o mercado mais popular e antigo de Jerusalém. Historicamente, esse mercado remonta ao período otomano e foi se transformando com o passar do anos e hoje abrange um grande espaço com mais de 250 barracas disponíveis, restaurantes e bares.

O Mercado Mahane Yehuda é uma mistura do antigo com o moderno, autêntico e com uma atmosfera descontraída que atrai pessoas de diferentes gostos, crenças, nacionalidades e classes sociais. Talvez essa interculturalidade seja um dos grandes charmes desse mercado que recebe centenas de visitantes locais e turistas todos os dias.

Encontramos de tudo no mercado, desde roupas a utensílios domésticos, flores, arte, acessórios; e toda variedade de alimentos frescos e especiais: doces, produtos de padaria, carne, peixe, ovos, produtos agrícolas, especiarias, laticínios e muito mais. Aliás, foi no Mercado Mahane Yehuda que experimentei um dos melhores knafes (doce típico árabe) que já provei na vida, com coberturas de Nutella, kinder e chocolate branco.

O Mercado oferece uma gama de opções de alimentos frescos e uma grande variedade de produtos de diferentes países (doce iraquiano, quibe sírio, fatouche libanês etc). Minha sugestão é comer em um dos restaurantes ao ar livre do mercado e saborear os pratos típicos do local. Outra dica é comprar os temperos vendidos nas inúmeras barracas e experimentar também as tâmaras que são divinas!

O mercado é também um ótimo local para a vida noturna de Jerusalém, com restaurantes e bares pequenos mas cheios de personalidade própria. Pessoalmente, prefiro visitar o mercado durante o dia, mas pra quem procura um lugar mais despojado e informal pra jantar, essa pode ser uma boa opção.

O horário de funcionamento vai de domingo à quinta-feira das 8:00 às 19:00. Às sextas-feiras, o mercado fica aberto das 8:00 às 15:00 horas, aproximadamente, e no sábado à noite, o mercado está fechado, mas a maioria de seus cafés e restaurantes reabrem as portas.

Já visitou o Mercado Mahane Yehuda? Como foi sua experiência? 🙂

Hoje completam exatamente dois anos desde que lancei oficialmente a Stuttering Society. Lembro da emoção poucos minutos antes de anunciar que o website estava no ar. Ninguém sabe das noites mal dormidas, o dinheiro investido, os desafios de encontrar bons profissionais, o trabalho em criar conteúdo sozinha, e todo esforço que coloquei nesse projeto enquanto, em paralelo, mantinha (e ainda mantenho) um trabalho integral de segunda à sexta em uma organização internacional. Mas pra que me empenhei tanto em criar a Stuttering Society?

Desde criança percebi que meu ritmo de fala era diferente. As palavras travavam e os bloqueios vinham. Eu sabia exatamente o que queria dizer, mas as palavras simplesmente não fluíam da forma que eu gostaria. A cada bloqueio eu me sentia humilhada, frustrada e derrotada, imaginando o que as pessoas pensariam de mim e me sentindo prisioneira da minha própria fala.

Minha relação com a gagueira era de vergonha e medo. Por muitos anos não ousei mencionar em voz alta a palavra gagueira e fazia o possível pra esconder minha disfluência. Os anos foram passando e os desafios aumentando. Na fase adulta, tive que lidar com apresentações na faculdade e no trabalho, reuniões e outras situações que requeriam uma boa comunicação verbal. Que sufoco! Devido ao fato da minha gagueira ser moderada, poucos sabiam que eu gaguejava e o esforço pra ser fluente era exaustivo e muitas vezes em vão. Aos poucos, comecei a compartilhar com meus professores e alguns amigos mais próximos sobre a minha dificuldade na fala e percebi que as pessoas geralmente não sabem o que, de fato, é a gagueira.

Cansei de esconder minha gagueira e cansei de me esconder atrás dela. Entendi que me aceitar como sou me traria alivio, paz e mais auto confiança. Não que a aceitação seja fácil, é um processo que provavelmente me acompanhará até o final da vida. Além disso, perceber a falta de conhecimento das pessoas sobre o assunto me encorajou ainda mais a querer desmistificar e esclarecer o que é gagueira.

Em 2019, comecei a desenvolver a Stuttering Society, uma plataforma para pessoas que gaguejam, que tem como objetivo ajudá-las no âmbito pessoal e profissional.

No dia 12 de junho de 2021, lancei a Stuttering Society e fui crescendo organicamente. Entrevistei quase 100 pessoas em inglês, português e francês, na esperança de alcançar e ajudar o máximo de pessoas possível. Atualmente, a plataforma conta com mais de 400 membros de vários países e continua crescendo e ajudando pessoas que gaguejam, pais de crianças e adolescentes que gaguejam e levando conscientização pra sociedade como um todo.

Onde quero chegar com a Stuttering Society?

Num futuro não muito distante, gostaria de criar um aplicativo de celular da Stuttering Society para acolher de forma mais ampla as necessidades das pessoas que gaguejam. Ainda é cedo pra compartilhar tudo que tenho em mente, mas estou esperançosa.

Esse é só o começo de um sonho que nasceu com o intuito de ajudar, desmistificar, trazer aceitação e conscientização. E que espera continuar crescendo e se tornando realidade na vida de milhares de pessoas que precisam.